quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Bloqueio para aprender inglês? Nunca mais!

Por: Ingrid Natalie

É bastante comum alunos de nível básico alegarem bloqueio para o inglês e afirmarem que nunca conseguirão aprender a língua, mas esse estágio pode ser revertido facilmente quando se aplica alguns procedimentos bem simples. 
Que droga, não consigo aprender inglês!

Primeiramente vamos explicar a origem do bloqueio. Ele surge a partir da falta de prática, estratégia e motivação. Antes de qualquer coisa você deve encontrar a razão pela qual você quer estudar e visualizar o que pode ser conquistado no futuro. A necessidade de falar o inglês e motivação estão diretamente ligadas, é um processo de lógica aonde o conteúdo deve ser imediatamente utilizado e completamente prático. 

O aprendizado e memória de idiomas é contextual. No momento que o aluno se dispõe a aprender, ele deve se expor mais frequentemente ao caos de estimulação, seja através de música, seriados, filmes, leitura e etc. Através da estimulação sensorial o nosso cérebro seleciona as informações mais relevantes, as absorve e as retém. 

No entanto sem a repetição todo esse processo se torna ineficaz. É como se você pagasse pra tirar a sua carta de motorista e não quisesse mais pegar no volante. Como fazer essa prática e repetição se tenho pouco tempo livre? Pense dessa forma: um paulistano leva em média 1hr30min para chegar no local de trabalho. Durante o caminho entre ônibus e metrô você pode estudar a letra de pelo menos duas músicas usando o celular, pode ler um livro (a maioria também possui áudio livro) ou mesmo conversar com um amigo (a) pelo facebook em inglês. Viu o quanto de atividades você pode fazer em pouco tempo e sem tirar o momento de descanso no fim do dia?

Em resumo, o principal segredo para aprender qualquer idioma, e não somente o inglês, é se se expor constantemente a ele. Com tantas ferramentas disponíveis hoje a frase "ah, não tenho tempo pra estudar" não vai passar de puro mimimi. Portanto, força e faça seu melhor!

Nas próximas semanas daremos início as dicas gramaticais. Fiquem atentos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário